fitofarmacovigilância


Nossa equipe

E.A. Carlini

 

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1957) e mestrado em Psicofarmacologia - Yale University (1962). Atualmente é da Universidade Federal de São Paulo, membro do Expert Advisory Panel on Drug Dependence and Alcohol Problems (7º Mandato) - World Health Organization (WHO), ex-membro do International Narcotic Control Board (INCB), eleito pelo Conselho Econômico Social das Nações Unidas, parecerista do Phytotherapy Research e Journal of Ethnopharmacology, coordenador da Câmara de Assessoramento Técnico Científico da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas, levantamentos epidemiológicos, plantas medicinais, psicofarmacovigilância. Orientador de Mestrado e Doutorado do Departamento de Psicobiologia. Atualmente alocado no Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP.

 

—————

Ricardo Tabach

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (bacharelado e licenciatura), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo  e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São PauloAtualmente é pesquisador cientifico da AFIP / Universidade Federal de São Paulo e professor docente doutor da Universidade de Santo Amaro. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicofarmacologia, plantas medicinais, farmacovigilância , investigação clínica, etanol e dependência

 

—————

Joaquim Mauricio Duarte Almeida

Farmacêutico com mestrado em Botânica (IB/USP) e doutorado em Ciências dos Alimentos (FCF/USP). Atuou no Núcleo Comunitário do CEBRID / Departamento de Psicobiologia / Universidade Federal de São Paulo com projetos relacionados aos estudos de plantas medicinais com efeitos psicofarmacológicos e projetos de extensão para alunos de ensino médio da rede púlbica (iniciação científica junior). Tem experiência em produtos do metabolismo secundário vegetal, em especial a identificação, purificação e quantificação de compostos fenólicos. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ/Divinópolis), responsável pela disciplina Farmacognosia para alunos do curso de Farmácia.
 

—————

Ana Cecília Carvalho

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), habilitação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2002), especialização em Saúde Internacional pela Universidade de São Paulo (2006) e em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2008), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é especialista em regulação e vigilância sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ponto focal da Organização Mundial da Saúde na área de fitoterápicos no Brasil, membro do Comitê Nacional da Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e do Comitê Técnico Temático de Apoio a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Coordena a Câmara Técnica de medicamentos fitoterápicos e a área de registro de medicamentos fitoterápicos e dinamizados da ANVISA. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Fitoterapia e Regulação de Fitoterápicos, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoterapia, plantas medicinais, saúde pública, fitoterápico e ANVISA.
 

—————

Julino A.R. Soares Neto

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo (2006), mestrado em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (2009), atualmente é aluno de doutorado pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é pesquisador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID-UNIFESP). Tem experiência na área de etnofarmacologia, farmacovigilância e saúde pública atuando principalmente nos seguintes temas: citocromo p450, fitofarmacovigilância e adulteração de bebidas alcoólicas. (Fonte: Currículo Lattes)
 

—————

Edna Tomiko Myiake Kato

possui graduação em Farmácia e Bioquímica Modalidade Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacobotânica, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacognosia, farmacobotânica, plantas medicinais brasileiras.

—————

Giuseppina Negri

Química formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre e doutora pela Unicamp e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do CEBRID e da USP, trabalhando com fitoquímica e química orgânica.

—————